Combinação de negócios é a operação considerada em que uma empresa obtém o controle de um ou mais negócios, independente da transação ou forma jurídica. Estão incluídas também as fusões entre partes independentes. E para isso, é necessário seguir as recomendações contábeis estabelecidas no CPC 15.
O intuito deste pronunciamento é adequar a alocação do preço de compra em suas demonstrações contábeis de modo a permitir avaliar seus impactos e efeitos nas etapas de contabilização. Segundo o CPC 15, este pronunciamento estabelece princípios e exigências da forma como o adquirente:
(a) reconhece e mensura, em suas demonstrações contábeis, os ativos identificáveis adquiridos, os passivos assumidos e as participações societárias de não controladores na adquirida;
(b) reconhece e mensura o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill adquirido) advindo da combinação de negócios ou o ganho proveniente de compra vantajosa; e
(c) determina quais as informações que devem ser divulgadas para possibilitar que os usuários das demonstrações contábeis avaliem a natureza e os efeitos financeiros da combinação de negócios.
Ficou Interessado?
© Copyright 2025 – desenvolvido por 8ito9
Venha fazer parte do time de especialistas da empresa de consultoria em engenharia que mais cresceu no ano de 2021!
Envie o seu currículo para o e-mail: recrutamento@m1consultoria.com.br contendo seu nome completo e página do Linkedin.
Boa Sorte!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência. Acesse nossa politica de privacidade para conhecer como utilizamos esses dados.
Inscreva-se em nossa Newsletter