Supressão de Escopo em Obras de Engenharia – Parte 1

Gerenciamento de Projetos
28 de fevereiro de 2022

Vamos abordar um tema comum em contratos e obras de engenharia que é a supressão de escopo. O termo supressão vem de suprimir, ou em outras palavras tirar uma parte ou um todo de algo, por tanto supressão de escopo significa retirar parte (ou tudo) de um escopo.
Essa situação ocorre quando, por motivos diversos, se opta por reduzir o escopo de serviços já contratados, que não serão mais executados ou serão repassados para outra empresa, ou ainda terão seus quantitativos reduzidos.

A motivação para ocorrência disto vão desde aspectos de engenharia, quando por alguma razão a quantidade contratada, muitas vezes estimada com base em projetos preliminares, é ajustada para menos com a emissão do projeto executivo, ou ainda, em situações mais complexas, por questões administrativas como: alteração da estratégia de execução, baixo desempenho do contratado, mudanças de mercado, inviabilidade técnica ou econômica para execução, etc, ocorre a decisão de reduzir o escopo do projeto e por consequência do contrato associado a este projeto.

Na próxima postagem vamos falar um pouco dos riscos relacionados a supressão de escopo.

Fale com o nosso time de especialistas.

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter