Saiba o que é Saneamento Contábil

Gestão de Ativos
18 de fevereiro de 2022

Após realizar o processo de conciliação físico – contábil é necessário iniciar o processo de equalização das sobras físicas e contábeis decorrentes do cotejamento. A etapa de saneamento contábil é a última etapa do processo de regularização da base do ativo imobilizado com a base física do inventário patrimonial e, para isso, torna-se fundamental a participação ativa de cada empresa neste processo.

O saneamento contábil tem o objetivo de reduzir tanto o impacto de sobras físicas quanto o impacto de sobras contábeis exaurindo todas as possibilidade de rastreabilidade dos bens classificados no relatório de conciliação físico – contábil e, para isso, determina-se estratégias de acordo com as particularidades de cada empresa.

Outro ponto a ser observado, é que é fundamental que os custos agregados aos ativos como frete, serviços de instalação, impostos, manutenção etc., que estão registrados no ativo imobilizado não devem ser baixados sem que haja uma análise referente a classificação do bem principal, dessa forma, mitigando qualquer risco de baixa contábil de serviços de bens que ainda estão em operação e classificados como conciliados dentro da base do ativo imobilizado da empresa.

Fale com o nosso time de especialistas.

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter