Saiba como é feita a depreciação contábil

Gestão de Ativos
29 de julho de 2022

O termo “Depreciação Contábil” trata-se da perda de valor do ativo ao longo do seu período de utilização. Esta prática é uma maneira de penalizar o ativo devido a sua desvalorização em função do seu desgaste físico e de acordo com seu estado de conservação. Dessa maneira, a perda de valores ocorre continuamente até que o ativo não esteja mais disponível para a operação da empresa ou atinja o saldo de valor depreciável igual a zero.

Segundo o CPC 27 – Ativo Imobilizado, a metodologia de depreciação parte da definição de que a depreciação do bem é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. No entanto, é necessário entender que o valor depreciável de um bem é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo subtraído do valor residual do ativo, conforme definido em nosso post anterior.

Entender o processo de depreciação contábil do ativo imobilizado é muito importante devido seu impacto direto nos indicadores financeiros da empresa, o que pode trazer riscos a processos de financiamentos e empréstimos, mas também afastar possíveis investidores.

Fale com o nosso time de especialistas.

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter