Revisão de Vidas Úteis: Saiba o que é

Gestão de Ativos
21 de março de 2022

Nesta semana, abordaremos o tema de revisão de vidas úteis na gestão de ativos imobilizados. A revisão de vidas úteis é o processo de análise das taxas de depreciação dos ativos fixos de uma empresa em que deve ser realizada para atender a lei 11.638 e ao pronunciamento contábil CPC27. Esse processo, tem o intuito de atestar se a taxa de depreciação utilizada no controle patrimonial está em concordância ou não com o tempo esperado de sua utilização.

É de suma importância entender que a taxa de depreciação analisada no processo de revisão de vida útil impacta diretamente não só no ciclo de vida do ativo dentro da empresa, mas também nos indicadores fiscais, no que tange a recuperabilidade de impostos. Nesse sentido, se faz necessário, que a revisão de vidas úteis seja realizada periodicamente, pois além de ser uma recomendação do CPC 27 – Ativo Imobilizado, é um indicador analisado por parte da auditoria externa quanto as divulgações das demonstrações contábeis, que necessariamente devem constar os métodos e taxas de depreciação para cada classe do ativo imobilizado utilizado e, em casos mais particulares, a vida útil específica atestada por bem, demonstrada analiticamente.

Esse processo deve ser visto como um grande aliado para a tomada de decisões estratégicas, pois além de estabelecer o cumprimento das legislações vigentes, seus resultados podem ser não só utilizados e refletidos tecnicamente para a operação e para projeções de investimento da empresa, mas como uma ferramenta de previsibilidade fiscal.

Fale com o nosso time de especialistas.

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter