Relatório diário de obra: Saiba a importância

Gerenciamento de Projetos
18 de abril de 2022

O relatório diário de obras, ou também conhecido por sua sigla: RDO, é o relatório que apresenta uma espécie de fotografia da obra naquele dia ao qual se refere. Em sua composição será informado desde o detalhamento do efetivo que está presente na obra, condições climáticas, atividades realizadas, bem como demais informações necessárias para que, caso seja necessário entender o que estava acontecendo na obra, seja possível consultar as RDOs e ter a informação precisa dos fatos ocorridos.

Em geral, os contratos no setor de engenharia e infraestrutura obrigam ao executante do serviço emitir o RDO e algumas vezes também determina as informações mínimas que devem constar no documento. Porém, embora em muitos casos seja negligenciado, o RDO possui muita importância na gestão da obra, pois uma vez que ele é o documento cujo objetivo é “contar” a história da obra, podemos dizer que se algo aconteceu tem que estar descrito no RDO.

Sendo assim, em processos de pleitos, o RDO é usado como referência na quantificação e identificação dos problemas, e com base nele que os pleitos devem ser fundamentados e calculados. Por isso o RDO acaba se tornando um documento de suma importância na gestão contratual, e deve ter a devida atenção para que não haja subutilização do seu uso.

Fale com o nosso time de especialistas.

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter