O que é custo de aquisição?

Gestão de Ativos
11 de julho de 2022

O custo de aquisição de um ativo imobilizado é um valor de extrema importância para o controle contábil de uma empresa. Esse custo reflete de maneira direta o saldo atual das contas e grupos de bens apresentados dentro do balanço patrimonial, o que vai influenciar nos resultados e indicadores financeiros da empresa.
O custo ou valor de aquisição refere-se ao valor no qual o bem foi adquirido com alguns pontos de atenção. Nesse custo, deve ser atribuído o preço de compra, incluindo os impostos, descontos e abatimentos realizados, deve também compreender custos diretos de instalação e operação para o ativo estar em plenas condições como por exemplo: transporte, frete, custo de preparação do local e, também, os custos de testes técnicos para liberação do ativo para operação.

É importante ressaltar que se deve atentar ao regime de aproveitamento tributário da empresa, pois o custo de aquisição a depender da empresa precisa ser deduzido de impostos recuperáveis, para evitar o double tax count.
O valor de aquisição é o primeiro saldo histórico dentro do controle patrimonial de uma empresa, nesse sentido é extremamente importante que ele deva ser registrado corretamente, pois caso contrário irá gerar uma reação em cadeia aos demais resultados.

Fale com o nosso time de especialistas.

Categorias

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter