O que é Análise Qualitativa de Riscos?

Gerenciamento de Projetos
6 de outubro de 2021

Após a fase de identificação dos riscos de um projeto, chegamos na fase de analisar os riscos. Essa análise irá ter como saída a sua classificação quanto a exposição aos riscos. Porém é necessário analisar a probabilidade de que o risco de fato ocorra e o impacto que, caso esse risco ocorra, poderá causar ao projeto.

Para analisar esses pontos, podemos realizar uma análise quantitativa ou qualitativa. Hoje vamos falar um pouco sobre a análise qualitativa.

A análise qualitativa, utiliza por noções de impacto e probabilidade, muito pautada na experiência e opinião das pessoas que estão realizando a análise de riscos. Ela será refletida com base em uma régua que é uma referência que pode ir de muito baixo a muito alto, ou outras nomenclaturas, que basicamente dão uma referência de maior ou menor possibilidade ou impacto do risco.

A análise qualitativa é utilizada na maior parte das análises de riscos, por ser mais simples e menos custosa que uma análise quantitativa. E geralmente é suficiente para realizar de forma satisfatória o gerenciamento de riscos.

Fale com o nosso time de especialistas.

Categorias

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter