Imobilizado em andamento: como contabilizar?

Gestão de Ativos
15 de julho de 2022

Os ativos fixos de uma empresa podem ser enquadrados em duas vertentes que são: os bens em operação como terrenos, edificações e benfeitorias, instalações, máquinas, equipamentos, móveis etc. e os bens em andamento, que são os ativos que estão na fase de implantação ou ainda não estão prontos para entrar em operação, como: construção de uma nova edificação, implantação de uma nova linha produtiva operacional etc.

Por recomendação das boas práticas de Gestão de Ativos, a contabilização do imobilizado em andamento é feito através dos lançamentos de despesas, composição de custos, aquisição de bens realizados ao longo da implantação do projeto, fazendo com que ao final da sua implantação seja incorporado a operação da empresa em conta patrimonial que reflita de forma satisfatória os parâmetros técnicos, contábeis, financeiros e fiscais.

Além disso, é importante ressaltar que os saldos que estão alocados na conta de imobilizado em andamento não sofrem amortização e depreciação ao longo do período de implantação. Nesse caso, o início de depreciação desse bem deve ser considerada a partir da data de disponibilidade para uso, conforme previso no CPC 27 – Ativo Imobilizado.

Fale com o nosso time de especialistas.

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter