Os ativos fixos de uma empresa podem ser enquadrados em duas vertentes que são: os bens em operação como terrenos, edificações e benfeitorias, instalações, máquinas, equipamentos, móveis etc. e os bens em andamento, que são os ativos que estão na fase de implantação ou ainda não estão prontos para entrar em operação, como: construção de uma nova edificação, implantação de uma nova linha produtiva operacional etc.
Por recomendação das boas práticas de Gestão de Ativos, a contabilização do imobilizado em andamento é feito através dos lançamentos de despesas, composição de custos, aquisição de bens realizados ao longo da implantação do projeto, fazendo com que ao final da sua implantação seja incorporado a operação da empresa em conta patrimonial que reflita de forma satisfatória os parâmetros técnicos, contábeis, financeiros e fiscais.
Além disso, é importante ressaltar que os saldos que estão alocados na conta de imobilizado em andamento não sofrem amortização e depreciação ao longo do período de implantação. Nesse caso, o início de depreciação desse bem deve ser considerada a partir da data de disponibilidade para uso, conforme previso no CPC 27 – Ativo Imobilizado.
© Copyright 2025 – desenvolvido por 8ito9
Venha fazer parte do time de especialistas da empresa de consultoria em engenharia que mais cresceu no ano de 2021!
Envie o seu currículo para o e-mail: recrutamento@m1consultoria.com.br contendo seu nome completo e página do Linkedin.
Boa Sorte!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência. Acesse nossa politica de privacidade para conhecer como utilizamos esses dados.
Inscreva-se em nossa Newsletter