Como calcular o valor contábil do ativo imobilizado?

Gestão de Ativos
13 de julho de 2022

O valor contábil representa o comportamento dos bens de uma empresa frente a sua operação, que são declarados no balanço patrimonial geral e estão sujeitos a diversos testes contábeis de auditoria. Este valor é um parâmetro muito relevante para as organizações, pois os seus resultados refletem diretamente o processo de aquisições, amortizações e recuperabilidade de impostos.

O valor contábil reflete o saldo líquido de um ativo calculado a partir do seu custo original de compra, ou seja, é definido pela subtração de depreciações acumuladas, ajustes de perda por desvalorização (impairment) e ajustes contábeis em geral do valor de original de compra somados a acréscimos ao valor original contábil, compreendendo o conceito de custo de aquisição, no qual você pode entender com mais detalhes no post anterior.

Nesse sentido, é extremamente importante entender que os valores amortizados e registrados na contabilidade devem sempre estar em consonância com os saldos publicados dentro do balanço patrimonial, pois dessa forma é possível obter confiabilidade dos indicadores financeiros a partir do controle patrimonial da empresa.

Fale com o nosso time de especialistas.

Categorias

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter