3 fatores de sucesso para a Gestão de Pleitos

Gerenciamento de Projetos
13 de junho de 2022

Realizar o gerenciamento de pleitos na sua empresa possui alguns fatores críticos de sucesso que, se não são atendidos, aumentam a exposição ao risco de ter seus pleitos negados. Vamos abordar na sequência os três fatores de sucesso para gestão de pleitos.

1. Boa fé

Como princípio básico de uma gestão contratual, a boa fé deve ser seguida em todas as atividades da gestão contratual. Pois a partir dela, ou seja, com as ações pautadas na boa fé, todos os passos seguintes estarão com o lastro fundamental para serem reconhecidos e aprovados, seja junto ao cliente ou fornecedor, ou nas instâncias seguintes.

2. Suporte documental

Uma frase famosa dentro do direito é: “não é o que se sabe, e sim, o que pode ser provar”. Esta frase faz todo o sentido na gestão de pleitos, pois por mais mérito que um pleito possa possuir, caso não haja suporte documental a sua aprovação será extremamente dificultada.

3. Suporte técnico / jurídico

Em geral, as equipes que gerenciam diretamente as atividades que resultam em pleitos são equipes técnicas de engenharia, que na maioria das vezes não possuem profundo conhecimento contratual e estão focadas nas inúmeras atividades naturais a gestão de uma obra. Então o suporte, interno ou externo a empresa é fundamental para o sucesso na gestão do pleito. Este deve acompanhar a gestão da obra, tirar dúvidas quanto a gestão contratual, e ainda suportar ou executar as atividades administração contratual, de forma preventiva aos pleitos.

Esses fatores quando ocorrem em conjunto, potencializam o retorno dos eventos de pleitos e reduzem a chance de perdas por problemas decorrentes disto.

Fale com o nosso time de especialistas.

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter