O que são Riscos e Oportunidades de um projeto?

Arte o que são riscos e oportunidades de um projeto blog M1 Consultoria

Quando estamos falando de gerenciamento de projetos, dois termos comuns são os riscos e oportunidades de um projeto, vamos falar um pouco sobre isso?

Risco é algo que pode acontecer, e caso aconteça ele irá impactar negativamente no projeto. Alguns exemplos de riscos são: atraso de determinada atividade, aumento de custos na aquisição de equipamentos, ocorrência de aumento das chuvas, entre outros. A missão da gerência do projeto é minimizar a chance de ocorrência deles e/ou reduzir o impacto da eventualidade de eles ocorrerem.

Já as Oportunidades, muitas vezes chamadas também de “Risco positivo”, são eventos que se ocorrerem, irão impactar positivamente no projeto. São exemplos de oportunidades: redução de preço de insumos, disponibilidade de mão de obra, parcerias comerciais, entre outros. Os gestores devem agir para aumentar a chance da ocorrência das oportunidades e potencializar o impacto, caso elas ocorram.

 

Deixe seu Comentário

Preferências
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência, melhorar o nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo que oferecemos. Aqui você pode alterar suas preferências, mas esteja ciente de que pode impactar a sua experiência no site.

Trabalhe Conosco

    Solicite Seu ORçamento