Valor residual – CPC 27

Gestão de Ativos
25 de julho de 2022

Segundo o CPC 27 – Ativo Imobilizado, o valor residual de um ativo é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.

Para determinar o valor residual do ativo, é necessário realizar um estudo mercadológico com o objetivo de entender o histórico de transações financeiras para a classe ou ativo em específico, a fim de determinar o “hold factor”, ou seja, é necessário que o percentual estimado sobre o valor de aquisição do ativo reflita de maneira fidedigna uma situação de comercialização direta não forçada.

É muito importante a sua empresa entender a natureza dos seus ativos e da sua operação, pois havendo a possibilidade do ativo ser comercializado ao final de sua vida útil impacta radicalmente nos resultados de depreciação e amortizações ao longo do tempo. Nesta semana abordaremos, também, o entendimento de como é feita a depreciação contábil de bens que possuem valor residual diferente de zero.

Fale com o nosso time de especialistas.

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter