Qual a diferença entre Investimento e Imobilizado? – Parte 2

Gestão de Ativos
8 de julho de 2022

Nesta parte 2, daremos continuidade ao entendimento da diferença entre os conceitos de propriedade para investimento e ativo imobilizado, conforme introduzido no último post falamos sobre os conceitos normativos. Nesse sentido, iremos tratar da importância de como realizar os tratamentos contábeis dentro do balanço patrimonial da sua empresa.

O ativo imobilizado é contabilizado pelo seu valor de aquisição, sendo ele passível de deduções de acordo com as suas premissas de aproveitamento tributário, e está sujeito ao desgaste físico pela sua utilização ou algum tipo de obsolescência. Devido a esse fato, necessariamente deve-se aplicar uma taxa de depreciação ao longo do tempo de acordo com o estudo de vida útil realizado para a obtenção do seu saldo contábil líquido.

Já as propriedades para investimento podem ser contabilizadas através de dois métodos distintos: método de custo e método de valor justo, segundo o CPC 28. No entanto, é importante ressaltar que quando uma empresa decide utilizar um dos métodos para mensurar suas propriedades, é necessário que haja a padronização de todos os ativos que estão alocados nesta conta pelo mesmo método.

Portanto, caso sua empresa possua estes tipos de ativos dentro do seu balanço, é fundamental que seja feita uma análise para identificar se estão adequados as normas e leis vigentes.

Fale com o nosso time de especialistas.

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter