O que é Conciliação Físico-Contábil?

Gestão de Ativos
18 de fevereiro de 2022

O objetivo da conciliação físico -contábil é realizar a verificação e equalização dos bens encontrados fisicamente com os bens que estão contabilizados na base do ativo imobilizado. Dessa forma, este processo torna-se essencial para a etapa de integração e fechamento contábil das empresas, pois apenas ela tem função de refletir o que de fato existe em suas operações com os registros e saldos contábeis cadastrados no sistema.

Durante o processo de conciliação, quando um ativo inventariado em campo é encontrado nos registros contábeis, este bem é classificado como conciliado, neste caso é realizado apenas ajustes nas suas especificações técnicas e cadastrais com o intuito de obter uma melhor clareza na identificação do bem, mantendo os saldos contábeis.

No entanto, quando o ativo inventariado em campo não é encontrado na contabilidade, este bem é classificado como sobra física, devendo ser incorporado ao ativo imobilizado da empresa, através do processo de avaliação a valor justo de mercado. Por outro lado, os ativos registrados na contabilidade que não foram conciliados com a base de física de inventário são classificados como sobra contábil, ou seja, ao final dessa etapa é recomendado realizar a baixa desses ativos da contabilidade devido a sua inexistência física.

Ao final do processo conciliação físico contábil, obtêm-se como resultado o relatório dos ativos conciliados, sobras contábeis e físicas, que posteriormente passarão pela etapa de saneamento com o objetivo de exaurir todos os meios de rastreabilidade dos registros.

Fale com o nosso time de especialistas.

Categorias

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter