Depreciação do ativo imobilizado – Parte 3

Gestão de Ativos
27 de maio de 2022

Hoje estamos fechando a semana com o tema da depreciação dos ativos imobilizados e vamos falar da importância da depreciação acumulada em função do custo histórico dos ativos. A depreciação acumulada, por definição, é a perda de valor de um grupo de bens em um determinado período em relação a sua vida útil em função do seu custo de capitalização, conforme a curva de depreciação adotada.

É de suma importância que os valores oriundos do desgaste físico do bens sejam analisados através do controle patrimonial para que possam ser refletidos nos controles contábeis, resultando nas contas dentro do balanço patrimonial da empresa. A partir disso, é possível extrair o principal parâmetro da depreciação, para trazer clareza aos gestores da real situação patrimonial da empresa, pois dessa forma pode-se traçar um planejamento tanto contábil-operacional quanto de aproveitamento tributário dos bens, em que ambos podem proporcionar ganhos à empresa.

Nessa perspectiva, fica claro que os parâmetros para iniciar a depreciação do ativo imobilizado são fundamentais para entender o comportamento do saldo contábil a depreciar dentro do balanço patrimonial e, para isso, se faz necessário revisitar o ciclo de vida útil econômica e os métodos de depreciação desses ativos periodicamente, conforme previsto no CPC 27 – Ativo Imobilizado.

Fale com o nosso time de especialistas.

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter