Depreciação do ativo imobilizado – Parte 1

Gestão de Ativos
23 de maio de 2022

Nesta semana, trouxemos o tema da depreciação dos bens do ativo imobilizado e a sua importância, pois sabemos que a depreciação do ativo imobilizado impacta diretamente as demonstrações financeiras e apuração dos resultados das empresas.

O CPC 27 – Ativo Imobilizado define a depreciação de um bem como a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil.

A depreciação de bens do ativo imobilizado refere-se à perda do valor depreciável em função do custo de capitalização resultante do desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência normal. A perda de valor dos ativos necessariamente passa por um processo de alocação contábil em contas de custo ou despesa, que resultarão na depreciação acumulada na forma sintética e analítica de acordo com seu plano de contas patrimoniais.

Além disso, deve-se entender que a depreciação do ativo imobilizado é calculada a partir da definição da taxa de depreciação e, consequentemente, ao prazo de vida útil estimada de acordo com o seu ciclo dentro da empresa ou da definição de como é feita a apuração dos resultados quanto ao tipo de depreciação adotada, seja ela societária ou fiscal.

Fale com o nosso time de especialistas.

Categorias

Conteúdo

Blog

contato

Fale Conosco

Trabalhe Conosco

Solicite seu Orçamento

Social

© Copyright 2024 – desenvolvido por 8ito9

Política de Privacidade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa Newsletter