O procedimento contábil previsto nas normais internacionais que trata dos processos de contabilização em situações de fusão e aquisição de empresas é o IFRS 3 Business Combinations, este procedimento é revisado e emitido pela IASB – International Accounting Standards Board, que trata de combinações de empresas e operações contempladas nas normas brasileiras em um processo de fusão e aquisição de empresas.
O intuito do IFRS 3 – Business Combinations é especificar a publicação das demonstrações financeiras em uma combinação de empresas. Este processo deve ser feito através do método de aquisição que define as etapas de contabilização através do reconhecimento do resultado do goodwill, o qual este é submetido ao teste de impairment. A aplicação deste método contempla as seguintes etapas de contabilização:
– Identificação do comprador;
– Avaliação do custo da combinação do negócio;
– Definição da data de aquisição; e
– Alocação do custo da aquisição dos ativos identificáveis na combinação de negócios.
É fundamental que em uma combinação de negócios seja aplicado os procedimentos contábeis não só para estar em compliance com as normas nacionais e internacionais, mas também entender os impactos nos indicadores financeiros deste processo, para subsidiar na tomada de decisão.
© Copyright 2025 – desenvolvido por 8ito9
Venha fazer parte do time de especialistas da empresa de consultoria em engenharia que mais cresceu no ano de 2021!
Envie o seu currículo para o e-mail: recrutamento@m1consultoria.com.br contendo seu nome completo e página do Linkedin.
Boa Sorte!
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência. Acesse nossa politica de privacidade para conhecer como utilizamos esses dados.
Inscreva-se em nossa Newsletter